Plantas, flores e jardins: Inspire-se e tenha mais natureza em sua casa

Eu amo plantas, flores e jardins… O jardim tradicional é o que eu mais gosto, onde podemos plantar várias coisas e colocar a mão na massa, nesse caso, na terra! Mas em muitas casas não é possível ter um jardim tradicional, então podemos optar por um de inverno ou vertical. O importante é ter um cantinho para a natureza!

Pois bem, nos dias de hoje, ter esse cantinho dedicado à natureza dentro de casa é um privilégio. Afinal, vivemos na correria do dia a dia e acaba não restando tempo para dedicarmos às pequenas coisas (que fazem muita diferença).

Apesar da correria, vale muito a pena dedicar um tempo para ter contato direto com a natureza. Além de deixar o seu lar mais bonito, as plantas, flores e jardins proporcionam inúmeros benefícios para a saúde física e mental.

Eu descobri alguns benefícios que elas podem nos proporcionar, confira:

Benefícios

– Parar por um momento e entrar em contado com as plantas permite que você volte a um estado primitivo, que foi abandonado nas grandes cidades.

– As plantas aumentam a umidade do ar, melhorando a respiração durante o dia e também consomem gás carbônico, liberando mais oxigênio.

Alimentação: O alimento que você mesmo planta é o mais fresco que você pode comer. Então, se resolver plantar verduras e legumes, pode ter alimentos mais saudáveis e frescos a sua disposição.

– Alívio do estresse: Um recente estudo mostrou que a jardinagem pode ser mais relaxante do que várias outras formas de lazer. Ou seja, trabalhar em um jardim alivia o estresse do cotidiano e até melhora o humor.

– Melhora a saúde mental: A prática da jardinagem pode melhorar a saúde mental e evitar os sintomas da depressão.

Saúde cerebral: Algumas pesquisas sugerem que a atividade física associada à jardinagem pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver demência. De acordo com os estudos, a combinação de atividade física e mental envolvidas na jardinagem pode ter uma influência positiva sobre a mente.

Alzheimer: Para pessoas que já estão sofrendo com transtornos mentais, como o Alzheimer, apenas andar por um jardim já é terapêutico. As paisagens, cheiros e sons que existem no ambiente natural promovem o relaxamento.

Resumindo? Ter contato com a natureza, cuidar de plantas, flores e jardins lhe proporciona qualidade de vida, bem estar e saúde!!!

Mas já falei demais, não acha?rs Vamos agora às fotos de jardins para você se inspirar…

Plantas, flores e jardins

– Jardim tradicional

tradicional-jardim

Amei essa ideia de misturar o jardim tradicional, com o vertical! As plantas na parede ficaram demais!

jardim-tradicional

Esse jardim tradicional, com essa varanda… Muito casa de vó! Eu passaria horas ai rs

jardim-tradicional-quintal

jardim-externo-e-vertical

casa-com-jardim

Amei o estilo desse jardim, bem projetado e iluminado!!!

– Jardim de Inverno

jardim-de-inverno

jardim

jardim-quarto

Eu amo a ideia de ter um quarto com jardim do lado de fora, imagina abrir uma enorme janela ao acordar e dar de cara com um jardim!

jardim-sala

jardim-vertical-interno

Esse é um jardim de inverno mais moderno e luxuoso… O de baixo também! Ameiii…

sala-jardim-de-inverno

– Jardim Vertical

vasos-parede

Fofo, muito fofo esse jardim vertical! Além de não precisar de muito espaço para ter um jardim vertical, sua casa vai ficar mais delicada e charmosa!

plantas-parede

jardim-area-externa

Amei essa área externa, com almofadas coloridas, vasos e o jardim vertical!

jardim-vertical-externo

jardim-vertical

– Plantas, flores… Natureza!

familia-jardimMuito amor nessa foto, avó e neta cuidando do jardim!

janela-florida

plantas-flores-e-jardins

vasos-jardim

jardim-luxo

Eu simplesmente amei essa varanda com vasos, plantas e o mais incrível… As flores formando um lindo e charmoso contorno pela casa!

plantas-caixa-ovo

Esse suporte foi feito com uma caixa de ovos!!! Achei muito criativo e fofo.

horta-plantacao

jardim-estufa

Esse cantinho aconchegante, cheio de flores lindas… Eu quero!!

Ai que delícia!!! Me deu vontade de plantar umas mudinhas, regar umas plantinhas e mexer na terra! Amo natureza, amo ter contato com a natureza e a possibilidade de ter esse contato em casa é demais! Aqui em casa já temos plantas e flores, mas na casa onde passei minha infância, o jardim era aquele tradicional… Eu brincava muuuito lá, que saudade!

Bom, é isso, espero que você tenha gostado do post e que ele tenha te inspirado a ter mais contato com a natureza, em um cantinho bem próximo de você… Sua casa!

Beijinhos, até a próxima.

COMPARTILHE