Festa Junina: Decoração e comidas típicas para se inspirar!

Junho é mês de festa junina e eu como amo festa junina não poderia deixar de falar sobre o assunto. Se você está aqui, é porque também gosta muito de participar ou organizar essa deliciosa festa!

Bom, as festas juninas tiveram origem na Idade Média, por conta da celebração dos Santos Populares: Santo Antonio, São Pedro e São João.
O dia de Santo Antonio é comemorado em 13 de Junho, São João no dia 24 e São Pedro e São Paulo no dia 29 de Junho.

Eu tenho MUITAS lembranças boas de festas juninas, principalmente na época da pré escola… Ensaios, vestidos, pintinhas no rosto, barraca da pesca, bandeirinhas, pipoca, paçoca… Ahhh e o mais esperado, a quadrilha!
Sem contar as festas juninas que organizávamos na rua da casa onde passei minha infância! Era muito bom, com direito a fogueira e tudo!

Ahhhh, eu já tive até casamento caipira! Eu e meu noivo (na época namorado), nos casamos no sertão em um arraiá em 2012 ou 2013 kkk juro que não lembro o ano, que noiva desnaturada! Mas foi muuuuito legal:
casamento-caipira

Mas chega de conversa e vamos ao que interessa, vou começar falando sobre decoração!

– Decoração

Bandeirinha, balão decorativo, chapéu de palha, lenço xadrez e espantalho. Esses são alguns dos vários itens que podem compor a decoração de uma tradicional Festa Junina! Abuse da imaginação e coloque para fora o decorador que mora em você!
Eu separei algumas decorações para você se inspirar e criar a sua:decoracao-festa-junina-exemplos

decoração-festa-junina-mesa

chapeu-decoracao

decoracao-festa-junina

festa-junina-quintal

festa-junina-decoracao

bandeirinhas-festa-junina

 

– Comidas Típicas

Ahh, essa é a melhor parte: Comida!!! kkkk Bolo de milho, canjica, cuscuz, pé de moleque, maçã do amor, pipoca, pinhão, caldos e muuuito mais! Essas são algumas comidas típicas que não podem faltar em uma festa junina. Eu posso ter esquecido de citar alguma, mas separei fotos para você lembrar de como essas comidas são gostosas e assim, poder se inspirar para colocar a mão na massa…

comidas-tipicas

bolo-fuba

canjica

cuscuz

bolo-de-pipoca

pé-de-moleque

maçã-do-amor

– Bebidas

Eu particularmente não gosto de quentão, mas muitas pessoas gostam. Então ele não pode ficar de fora!
Já o vinho quente, é a minha bebida preferida na festa junina. Eu não consumo bebida alcoólica, mas o vinho quente nem parece que tem álcool! Deve ser porque quando o álcool ferve ele evapora né? Sei lá!kkk
Ahh e também tem o Chá de Amendoim, que é uma delícia (para quem gosta kkk).

quentao

vinho-quente
cha-de-amendoin

Bom, se você estiver organizando uma festa junina, não esqueça de pedir para as pessoas irem caracterizadas! Pode ter certeza que será muito divertido!!! Ah, organize uma quadrilha também, não precisa de muita frescura e vários ensaios. As vezes o improviso do momento fica mais divertido ainda!

festa-junina-crianca

Sim, eu tinha que encerrar o post com essa fofura mais linda com vestido de festa junina!!!

Confesso que depois desse post estou morrendo de vontade de organizar uma festa junina ou ir em várias!kkk

Espero que tenha gostado das dicas e se inspirado com as decorações e as comidas típicas. Se você estiver organizando uma festa junina e está preparando algo legal que eu não comentei no post, deixe um comentário. Vou adorar saber!

Beijinhos e até a próxima.

COMPARTILHE