Decoração Rústica: Dicas e fotos para se inspirar

Ai, eu adoro falar de decoração, por isso hoje resolvi falar sobre decoração rústica. Aliás, se você ainda não conferiu o post que fiz sobre Decoração estilo vintage, precisa conferir!
Acho que eu nunca contei aqui, mas eu já fiz um curso de Desenho Técnico, com a intensão de após esse curso, iniciar o de Designer de Interiores. Porém, isso não aconteceu, eu terminei o curso, mas não comecei o de Designer de Interiores (triste fim). Mas amoooo, por isso sempre vou postar algo relacionado à decoração e designer de interiores aqui no blog!

Decorador é diferente de Designer de Interiores

As pessoas as vezes confundem, mas o decorador usa ferramentas prontas para decorar e harmonizar o ambiente. É como se ele estivesse maquiando o que já existe, sem fazer drásticas alterações, como quebrar paredes rs

Já o Designer de Interiores, além do trabalho do decorador que vem ao final do projeto, ele tem a função de elaborar o espaço, seguindo normas técnicas. É um profissional capacitado para reconstruir, ampliar ou reduzir espaços, podendo aplicar técnicas de ergonomia, acústica, térmico e iluminação. O designer também pode desenvolver peças exclusivas entre outras tantas atribuições. Porém seu trabalho restringe-se a ambientes internos.

Ah e uma grande diferença entre os dois profissionais, é que para atuar como Designer de Interiores, o profissional precisa ter certificação reconhecida pelo MEC, já o decorador não precisa, geralmente ele fez um curso livre de decoração.

Eu nem ia falar sobre isso, mas achei importante explicar, assim você já fica ciente e já sabe qual profissional contratar!

Mas vamos lá, já falei demais…

Como criar um ambiente com decoração Rústica

Esse tipo de decoração é um charme, ela permite que você leve a casa de campo ou da montanha para a sua casa! Além de ser um charme, é acolhedora e aconchegante. Ideal para fugir do stress do dia a dia.

Ao falar em “decoração rústica”, muitos pensam em somente coisas antigas, mas saiba que é perfeitamente possível criar uma decoração atual com estilo rústico. Nesse caso você pode misturar peças de decoração moderna com acabamentos que remetem ao rústico.

Pedras, vigas expostas da própria arquitetura e as madeiras são os elementos chave neste tipo de decoração, que vê nas imperfeições dos materiais uma forma natural de realçar o seu estilo.

Ah, os tons claros também devem ser explorados, com prioridade para os tons terra e pastel suave. Aproveite também todo o potencial dos objetos decorativos: cestos, cerâmicas, relógios de parede, quadros, tudo irá contribuir para criar uma decoração de interiores rústica perfeita!

Vamos para a parte mais legal? Confira as fotos de cada ambiente para se inspirar…

Sala

Materiais como madeira, pedra e tecidos naturais contribuem muito para o estilo rústico. Só que, esses materiais em excesso, podem deixar o ambiente um pouco pesado, escuro e um tanto quanto cansativo. Por isso, você pode adicionar elementos modernos e alegres na sua sala para quebrar toda essa rusticidade, sem acabar de vez com a graciosidade do estilo.

sala-rustica

decoracao-rustica-sala

rustica-sala-blog

rustica-sala

Cozinha

O modelo rústico de cozinha é uma alternativa para quem procura uma decoração charmosa, simples e moderna ao mesmo tempo. Com materiais simples (as vezes até reutilizados) e um toque de personalidade, é possível deixar a cozinha com o clima aconchegante de fazenda…
As cozinhas são as minhas preferidas, imagina cozinhar e reunir a família em uma dessas…

cozinha-linda-rustica

cozinha-rustica-classica

cozinha-rustica-moderna

rustica-cozinha

Quarto

Não há nada melhor do que um quarto que nos acolha e nos ofereça os melhores momentos de descanso. Com um toque da natureza, então, nem se fale… Será quase impossível não relaxar!
Para o quarto, tente usar uma paleta de cores neutras e adicionar toques de cor, tendo em vista que a estrela principal deste ambiente é a madeira.

quarto-rustico

quarto-rustico-classico2

quarto-casal-rustico

quarto-rustico-classico

Banheiro

Geralmente o banheiro é um ambiente subestimado, se tornando vítima da “mesmice” e do básico nas cores e composições. Mas, para valorizar o seu banheiro e fazer dele um lugar de relaxamento e harmonia, aproveite as fotos inspiradoras que separei…

banheiro-rustico

banheiro-rustico-antigo

banheiro

vintage-banheiro

Áreas externas

As áreas externas são elementos importantes em uma casa, onde a família se diverte e passa um tempo mais juntinho durante os finais de semana… Então, porque não tornar esses ambientes aconchegantes e acolhedores?

area-externa-top

area-externa

espaco-gourmet

rustica-area-externa

 

E ai, o que achou do post, das fotos e dos estilos de decoração rústica que viu nas fotos? Espero que tenha gostado, eu amo fazer post sobre decoração, então se você tem alguma sugestão para o próximo post sobre o assunto, deixe seu comentário!

Beijinhos, até a próxima!

COMPARTILHE