Decoração estilo vintage: Dicas e fotos para se inspirar

Por Posted on 1 Sem tags 0

Para iniciar os posts sobre casa e decoração, decidi falar sobre decoração estilo vintage, mas eu sou suspeita para falar desse estilo, porque acho super charmoso. E pelo jeito eu não sou a única, pois o estilo vem conquistando adeptos cada vez mais.

Além de romântico, delicado, cheio de personalidade e com inúmeras referências ao passado, os ambientes com estilo vintage são extremamente charmosos (como já falei rs) e livre de muita ostentação. Ou seja, não é preciso gastar muito para criar um ambiente vintage. A riqueza está justamento nos detalhes, que são capazes de contar belas histórias do passado.

Ah, você não precisa ter um ambiente que remete totalmente ao estilo vintage, é muito comum hoje encontrar objetos vintage na decoração de casas modernas. A mistura lembra um pouco de duas épocas que formam um ambiente muito elegante.

Como criar um ambiente vintage

ambiente-vintage

Como eu já disse, a decoração estilo vintage é livre de ostentação, então não é preciso gastar muito, com alguns objetos que remetem o passado é possível fazer uma decoração cheia de charme e muito estilosa.

Para criar esse estilo, dê preferência à moveis clássicos com formas arredondadas. Os tons devem ser apagados e neutros como rosa antigo, dourado e branco. Em antiquários, feiras e lojas especializadas em móveis antigos, você encontra verdadeiras obras de arte. Mas se garimpar na casa dos avós, com certeza vai encontrar objetos bem interessantes e que ainda contam um pouco da história da sua família.

decoracao-estilo-vintage

Resumindo, a decoração vintage é composta por itens que são ou que parecem antigos, dando um toque charmoso ao ambiente.

Cuidado com exageros

falcao-exagerado

Viu como uma foto que não tem relação com o post (além de ser brega), fica feia? Pois bem, na decoração vintage vale usar qualquer objeto antigo, não há uma regra especifica, mas por favor, vá com calma e cuidado para não exagerar! O excesso de informação pode colocar tudo a perder, por isso é  importante ter equilíbrio e bom senso na hora de fazer a decoração.

Bom, agora que você já sabe o que é uma decoração estilo vintage, chegou a hora de se inspirar com as fotos de ambientes decorados:

Sala

Vamos começar pela sala… Nela você pode optar por papeis de parede com estampas florais ou mais antigas. Dê preferência também aos pisos de madeira, eles dão um toque especial ao ambiente e remete mais ao estilo vintage.

Opte por móveis clássicos, como uma mesa de centro, sofá ou mesmo uma estante, que pode ser preenchida com livros e vinis. Almofadas estampadas, coloridas ou em tom neutro ajudarão a trazer o estilo tradicional.

Ah, fica legal também uma parede cheia de fotos, especialmente em preto e branco, com molduras antigas e coloridas. Um espelho com belas molduras, quadros, pôsteres divertidos e antigos, como propagandas dos anos 50 ou pin-ups, são excelentes opções (mas lembre-se de tomar cuidado com exageros!).

sala-vintage-1

 

sala-vintage

 

sala-vintage-rosa

 

vintage-sala

Quarto

Assim como na sala, papeis de parede delicados são ótimos para dar um toque intimista e antigo ao seu quarto. Uma cama de metal ou madeira, com design próprio e característico, são as melhores opções. Um baú no pé da cama também fica super legal, além de te dar mais espaço para guardar suas coisas.

No caso de ser um quarto feminino, penteadeiras são itens quase que indispensáveis. Escolha as penteadeiras com espelhos e que sejam coloridas, como em salmão ou verde água. Você também pode ter uma cômoda, colorida ou não, de formato mais arredondado.

Ahh, o que fica legal também e pode ser usado como objeto de decoração, são malas antigas empilhadas e abajur na cabeceira da cama.

quarto-vintage-romantico

 

decoracao-estilo-vintage

 

vintage-papel-de-parede

 

quarto-romantico-vintage

 

Cozinha

As cozinhas particularmente são as minhas preferidas no estilo vintage. O único problema é que os eletrodomésticos que remetem ao estilo, são bem mais caros do que os comuns. Você não vai pagar o mesmo preço de uma geladeira comum em uma geladeira vintage (que é linda).

Mas se você não quiser ou não puder trocar os eletrodomésticos da sua cozinha, ainda é possível dar um toque vintage à decoração. Para isso basta utilizar louças antigas e tradicionais, cristaleiras, objetos divertidos e canecas com estampas que remetam ao estilo vintage. Adesivos decorativos também podem ser utilizados na parede, assim como azulejos antigos.

No caso da mesa de jantar, que pode ficar na cozinha ou em uma sala de jantar à parte, opte por mesas de madeira e cadeiras arredondadas no estilo anos 50 ou cadeiras estofadas. Vasos ou mesmo garrafas pintadas com flores dão o toque final.

vintage-cozinha-azul

 

cozinha-vintage-colorida

 

 

cozinha-vintage

 

cozinha-vintage-linda

 

Banheiro

Até o banheiro pode na onda vintage… Assim como acontece na cozinha, adaptar o seu banheiro para o estilo, pode te fazer gastar mais dinheiro, já que, por exemplo, banheiras de louça antigas são itens característicos da decoração vintage nesse cômodo. A instalação de uma banheira desse tipo pode não ser viável, seja pelo orçamento, pelo tamanho do banheiro ou simplesmente pelo seu gosto.

Mas mesmo assim, esse não é motivo para deixar o seu banheiro de fora! Você pode utilizar um espelho antigo, com uma bela moldura ou um armário de banheiro encontrado em um antiquário. Flores no ambiente também ajudam a dar um toque clássico.

banheiro-vintage

 

vintage-banheiro-azul

 

vintage-banheiro

 

banheiro-azul-vintage

Bom, espero que você tenha gostado das dicas e das fotos! Se você tem algum ambiente da sua casa que remete ao estilo vintage, me conta o que usou para a decoração, deixando um comentário abaixo.

Se você tem alguma ideia ou sugestão para os próximos posts, também deixe um  comentário!

Beijinhos e até a próxima!!

COMPARTILHE