Compras no Bom Retiro: 6 dicas valiosas para ir às compras

Você conhece o bairro do Bom Retiro? E a famosa rua José Paulino? Pois bem, o Bom Retiro fica localizado na região central da cidade de SP e é famoso por seu comércio. E por falar em comércio, o outono chegou há pouco tempo, aposto que você parou para pensar em como andam as suas roupas meia estação. Pensando nisso, resolvi escrever sobre compras no Bom Retiro, afinal, a mudança de estação é uma boa desculpa para conferir as novidades e fazer compras!

compras-bom-retiro

Como eu falei no início, o bairro é famoso por seu comércio, para ser mais precisa, ele é famoso por reunir lojas de roupas baratas e de boa qualidade. Como toda regra tem sua exceção, lá você pode encontrar lojas com preços bem salgados, aliás várias confecções de grandes grifes saem diretamente de lá. Mas também existem lojas onde a qualidade das roupas, não são lá essas coisas.  Por isso é bom pesquisar!

Dica básica: Não saia comprando o que vê pela frente logo na primeira loja. Vá com calma e faça uma pesquisa, por isso é importante ir com tempo.

Mas vamos ao que interessa!

Dicas valiosas para ir às compras no bairro Bom Retiro:

1- Como chegar

estacao-da-luz

Metrô/trem- Se quiser ir de metrô ou trem, se programe para não ir e não voltar em  horários de pico! Afinal, quem é que merece aquela linha vermelha lotada? Ninguém, né! Juro que me sinto dentro de uma lata de sardinha. Por isso a minha dica é, se você for durante a semana, vá em horários alternativos, para não ser esmagado. Pois compensa ir de trem ou metrô.

O destino será a estação da Luz, que fica a apenas um quarteirão da Rua José Paulino e é de fácil acesso.

Carro- Se preferir ir no conforto do seu carro, a região conta com muitos estacionamentos, que cobram por hora ou período, mas nem todos são baratos. Vale a pena rodar um pouquinho para achar o melhor preço. Ou você pode chegar bem cedo e conseguir uma vaga na rua. Lembrando que a Zona Azul funciona de 2ª a 6ª feira das 07h00 às 19h00 e aos sábados das 07h00 às 13h00.

2- Saiba escolher um bom dia

dia-de-compra

Eu já fui para o Bom Retiro de final de semana, mas essa vez, fui durante a semana. O que prefiro? Sem dúvida, durante a semana! Sabe porque? No sábado o número de pessoas na José Paulino é muito grande, e cá entre nós, não é nada confortável ser esmagada nas ruas. Sem contar que no sábado, as lojas fecham cedo, tem loja que começa fechar as 13:00 e o restante as 15:00.

Mas tem um porém, durante a semana, algumas lojas só vendem no atacado e com CNPJ! Aliás, acabei de lembrar que me apaixonei por um vestido manga longa e uma blusa incrível com estampa de coruja, mas só podia comprar no atacado (triste fim!). Calma, não são todas as lojas que fazem isso, mesmo indo durante a semana você vai encontrar muitas lojas que vendem no varejo e com desconto.

3- Vá com uma amiga

compras-com-amigas

Como eu disse na dica anterior, durante a semana algumas lojas vendem somente no atacado. Sendo assim, se você for com uma amiga, ou várias amigas, vocês podem comprar peças na mesma loja e então pagar pelo preço de atacado. Algumas lojas consideram atacado a partir de 6 ou 9 peças. Sem contar que a presença de uma amiga, torna as compras mais divertidas. No meu caso, levei minha prima para segurar minhas sacolas hehe brincadeira.

4- Formas de pagamento

forma-pagamento-bom-retiro

Por falar em “pagar”, lembrei das formas de pagamento que encontrei por lá. A maioria das lojas aceitam pagamento com cartão de débito, aliás eu não me lembro de ter comprado em loja que não aceitasse (porém existe). No caso do cartão de crédito, tem lojas que não aceitam, já outras aceitam acima de um determinado valor (vale lembrar que isso não é permitido por lei!). Ah, e tem também lojas que fazem promoções somente para pagamento em dinheiro.

Resumindo, vá com seu cartão de débito e leve uma quantia em dinheiro, para o caso de encontrar alguma loja que não aceite débito e crédito ou que tenha algum desconto.

Dica: Use o cartão de crédito se você for comprar várias roupas e perceber que o valor vai ficar alto. Algumas lojas parcelam, porém com aquele mesmo critério, acima de “x” valor. Eu particularmente evito cartão de crédito para compras no dia a dia, mas ainda vamos falar sobre compra consciente e educação financeira aqui no blog!

 5- Escolha o conforto

bom-retiro-compras

O Bom Retiro é grande, para ser mais precisa, a José Paulino é uma rua muito grande, isso significa que você vai andar muito! Então prefira ir com roupas e sapatos confortáveis. Isso mesmo, esqueça um pouco o glamour, afinal ir às compras é divertido, porém, não é nada glamuroso.

Ah, até recomendo que você vá de legging , pois muitas lojas não disponibilizam provadores, mas permitem que você prove a roupa por cima do que estiver vestindo. Nesse caso, se estiver de legging e com uma camiseta, não vai criar tanto volume e você vai poder avaliar com mais precisão a sua possível nova aquisição!

Como você está vendo na foto, eu fui de sandália tipo rasteira. Ela é confortável, mas chega um determinado momento que os pés cansam. E fui de calça tipo pantalona, não me atrapalhou, aliás me sinto super confortável! A sensação de parecer que estou andando de pijama na rua é demais!hehe

6- Onde comer

onde-comer-bom-retiro

Sim, isso é muito importante e eu não poderia deixar de falar sobre comida!!! Quando a fome bater entre uma loja e outra, no bairro você vai encontrar:

Subway- Rua Correia de Melo, 55

Rei do Matte- Rua da Graça, 80

Casa do Pão de Queijo- Rua da Graça, 19

Sem contar as diversas lanchonetes típicas de um bairro central. Dessa última vez que fui, comi em uma lanchonete que tinha lanche natural e suco detox. Estava bom, aliás, quando estamos com fome tudo parece ser muito mais gostoso do que realmente é.

O que achei…

compras-jose-paulino

 

Em relação às compras que fiz, no geral eu gostei. Quer saber o que comprei?

Não foram muitas coisas, mas resumidamente comprei:

– Bolsa, camisa, blusinha básica, short-saia, vestido manga 3/4,  sapatilha  e uma blusa de linho.

Bom, a camisa no corpo ficou estranha (gigante), o short-saia ficou largo  e a sapatilha machucou muito os meus pés! Fora isso, consegui achar  coisas legais com bons preços. Por isso, é bom ir com bastante tempo,  sem se preocupar com o horário (fui com pressa). Se você for com calma, terá tempo de experimentar as roupas (mesmo por cima), também vai poder fazer uma boa pesquisa e conhecer os arredores.

Ah, e por falar nos arredores, se você ama bolsas, tem uma loja que é parada obrigatória! Foi onde comprei minha bolsa branca (queria muito uma bolsa branca). A loja é grande e tem muitos estilos de bolsas, ela se chama Bauarte e fica na rua Ribeiro de Lima, 591.

Bom, é isso ai, eu espero que você tenha gostado das dicas e que elas tenham te ajudado no que você estava procurando. O que posso concluir é que foi divertido e que vale a pena fazer compras no Bom Retiro, pois tem peças diferentes e com preços legais.

Qualquer dúvida, pergunta ou sugestão, deixe seu comentário! Vou ficar muito feliz em te ajudar.

Beijinhos, até o próximo post!

COMPARTILHE
  • Paola

    Adorei o post, amo bolsa, e com certeza vou utilizar sua dica sobre a loja de bolsas!!! Bjinhos

    • Karol Vendruscolo

      Que bom Paola! Fico muito feliz em saber que te ajudei com a dica! =D Beijinhos

  • Renata Suster

    Nunca fui no Bom retiro e adorei as dicas!

    • Karol Vendruscolo

      Que bom Re! Obrigada =D

  • Iaponira

    Muito bom, Karol! Parabéns =D

    • Karol Vendruscolo

      Obrigada Iapo! Estou aplicando o que aprendi com vocês =D
      Beijos