Como criar um Blog – Dicas para Começar do Zero

Muitas pessoas me perguntam como criar um blog e recentemente a Deise do InstaBlog MyLifePlus me pediu dicas de como começar do zero…
Se você tem esse desejo,  já tentou e não deu muito certo, continue comigo que nesse artigo eu vou te dar dicas para você finalmente iniciar a criação do seu blog! 

Aliás, eu tenho uma pergunta importante…

Por que você quer ter um Blog?

Essa é a primeira pergunta que eu faço para quem quer ter um blog e a resposta dela é muito importante, afinal, ter um blog não é algo tão simples e fácil. Por isso, o seu “porquê” precisa te mover. 

Tendo essa resposta será mais fácil saber para quem você vai falar, ou seja, quem é o seu público, o que ele gosta e o que ele precisa saber?
É muito importante definir um público alvo, pois assim você vai escrever diretamente para um grupo de pessoas com os mesmos interesses e vai entregar conteúdos que geram valor para eles. 

Nome do Blog

nome-do-blog

Pensar em um nome também é muito importante, pois o nome será a identidade do seu blog! Esse nome precisa ser criativo e fazer sentido com o foco do seu blog. 

Depois que você finalmente descobrir um nome, vai precisar fazer uma pesquisa para saber se esse nome pode ser usado na internet, ou seja, se o domínio está disponível.

É muito simples saber se o domínio que você quer usar está disponível, acesse o site Registro.br e faça uma busca pelo nome que você deseja.
Se estiver disponível, comemore e compre o domínio! O valor é anual está em torno de R$40,00.

Dica importante: Dê preferência para um nome curto, simples e direto.

Hospedagem e Plataforma

Eu não sou expert nessa parte de tecnologia, mas sei que o blog precisa ser hospedado em um servidor e isso tem um custo. No meu caso, quem cuidou dessa parte mais chatinha foi meu esposo, mas você pode fazer uma pesquisa de um bom servidor para hospedar o site.
Dica de servidor: HostGator  

Sobre a plataforma para criar o seu blog, na minha opinião a melhor é WordPress (eu sempre usei e os maiores blogs e sites são em WordPress). Mas, você pode optar por outras que também são boas como o Wix

Conteúdo do Blog – O grande Tesouro

conteudo-do-blog

O conteúdo é o grande tesouro, é o que vai levar o seu blog para outro nível!

Escrever bem, usando técnicas de SEO é o que vai fazer o seu público te encontrar nas primeiras páginas do Google, é o que vai fazer os seus acessos aumentarem e o seu blog crescer. 

Bons artigos, boas imagens e técnicas aplicadas corretamente é o conjunto perfeito para ter sucesso com um blog!

Certamente você ficou curiosa(o) para saber o que é SEO, como aplicar essas técnicas e como criar um bom conteúdo, não é mesmo?

Eu quero muito falar sobre isso, afinal, criar conteúdo se tornou a minha paixão. Mas vamos por partes… Em um próximo post eu posso falar mais sobre criação de conteúdo.

Dica de Ouro

Eu não poderia deixar de citar aqui o Viver de Blog, do Henrique Carvalho… Não sei se você já conhece ou ouviu falar, mas se realmente deseja ter sucesso com seu blog, PRECISA acompanhar todas as novidades e dicas do Viver de Blog, porque são sensacionais!

Recapitulando

Hoje você aprendeu que para ter um blog é preciso:

  • Descobrir o seu “por quê”, descobrir o que te move a ter esse blog e para quem você vai dedicar seu tempo (que é precioso);
  • O nome é a identidade do blog, por isso, é importante encontrar um que faça sentido e seja direto;
  •  A parte técnica é muito importante para o blog funcionar bem, por isso, escolha uma boa plataforma e um bom servidor;
  • O grande tesouro, a cereja do bolo, é o conteúdo do seu blog! Ele precisa ser atraente, bem feito e recheado do que o seu público mais ama!

Espero que o artigo de hoje tenha te ajudado e te inspirado a dar o primeiro passo.
Se ficou com dúvidas, deixe seu comentário, ficarei feliz em poder te ajudar!

Lembre-se: Mais importante que a velocidade, é a direção! Se você tem um desejo, um sonho, uma meta… Dê o primeiro passo na direção certa e acredite no seu potencial!

Beijos no coração e até a próxima…

COMPARTILHE