10 Benefícios do Pilates que você Precisa Descobrir

Por Posted on 0 Sem tags 0

Cuidar e zelar pela saúde do corpo e da alma, são fatores essenciais para vivermos com qualidade de vida! Não, eu não virei “blogueira fitness”, apenas acredito que todas as áreas da vida precisam estar bem aliadas para vivermos plenamente… Sim, eu estou fazendo pilates e resolvi compartilhar com você os benefícios do pilates, que vai além de buscar pelo o estereótipo do corpo “ideal” tão ditado pela mídia.

Ahhh, se você ainda não viu o vídeo que publiquei no meu canal do Youtube, mostrando pequenos trechos do meu retorno às aulas de pilates, aproveita e assista agora!
P.S: Tinham quase 2 anos que eu não fazia aula, então desconsidere o desastre kkkk

Pilates – O Retorno

Voltando ao assunto sobre os benefícios do pilates…

Não sou Profissional da Saúde, mas…

Quero deixar bem claro que não sou profissional da área da saúde, sou apenas uma “pilateira” apaixonada pela prática. Porém, antes de ser divulgado, esse artigo foi  analisado por uma profissional da saúde, que aliás é fisioterapeuta e minha professora de pilates do Studio OHpilates 

Sobre o Método Pilates

joseph-pilates

O Pilates é o método de condicionamento físico que mais ganhou forças no mundo todo, pois provou ser um verdadeiro aliado da saúde e do bem estar.

Mas o tão querido e famoso método não surgiu de repente, quem o desenvolveu foi Joseph Humbertus Pilates (o moço da foto), um alemão nascido em 1883, que teve uma infância marcada por vários problemas de saúde como, bronquite, asma, raquitismo e febre reumática. As doenças que precisou enfrentar, serviram de motivação para que ele criasse o método que chegou até nós hoje. 

Pilates se baseou na contrologia, que é a coordenação completa e harmoniosa entre corpo, mente e espírito. Seu trabalho surgiu antes da Segunda Guerra Mundial, mas só se popularizou na década de 90, quando começou a ser adotado por profissionais de saúde da área de reabilitação.

Agora vamos ao ponto… Confira os 10 benefícios do pilates:

10 Benefícios do Pilates que você Precisa Descobrir

1- Corrige a Postura

corrigir-postura

Bolsas super pesadas, sentar de qualquer jeito no sofá e trabalhar quase deitando na cadeira em frente ao computador, é alguns dos hábitos incorretos que adquirimos ao longo da vida.
Por conta da correria do dia a dia, acabamos descuidando do nosso corpo até mesmo de uma forma “inconsciente”.
Acontece que muitos desses hábitos interferem e prejudicam a nossa postura e através do pilates, passamos a devolver ao corpo o direito de se mover corretamente, com consciência e naturalidade.

2- Define a Silhueta

silhueta-definida

Durante a prática dos exercícios no pilates, o abdômen é acionado pelo centro de força, aliás, se você faz pilates, sabe que o centro de força é algo que aprendemos e levamos para vários momentos da vida.
Através desse centro de força a musculatura abdominal é mais solicitada durante os exercícios, ocorrendo maior fortalecimento.
A silhueta definida é o resultado de um abdômen mais forte, somado à postura correta e aos músculos mais desenhados.

3- Aumenta a Flexibilidade

flexibilidade-pilates

Sabe quando alguma coisa cai no chão e você já sente dor antes mesmo de se abaixar para pegar? Bom, se você não sabe eu sei kkkk
Confesso que o pilates tem me ajudado muito, pois minha flexibilidade antes de iniciar as aulas era péssima e aos poucos já sinto melhora.
Os exercícios de alongamento que são praticados no pilates, aliados à técnica de respiração aumentam a capacidade de movimentação do corpo. Isso melhora (e muito) a flexibilidade e torna mais fácil a realização das atividades diárias, como se abaixar e carregar peso. Ahhh, o aumento de flexibilidade também previne o encurtamento dos músculos.

4- Ajuda no Tratamento de Doenças

escoliose-pilates

Eu busquei o pilates justamente para tratar a famosa escoliose… Comecei sentir muita dor na coluna e o meu ortopedista identificou que além de postura incorreta, eu tenho uma leve escoliose.
Além da escoliose, o pilates ajuda no tratamento de osteoporose, artrite e esclerose múltipla.

5- Promove Bem Estar

bem-estar-pilates

O método trabalhado no pilates proporciona uma sensação de bem estar e um dos motivos é a respiração correta. Isso mesmo, a respiração é um dos pontos principais do pilates e ato de respirar corretamente, promove relaxamento.
Além disso, o pilates ajuda a aumentar a qualidade do sono, alivia o estresse, tensão e expande a consciência corporal. É uma junção que integra corpo, mente e espírito… Eu vou embora do pilates com as minhas energias renovadas!

6- Fortalece os Músculos

beneficios-pilates

Ao contrário da musculação, que trabalha um grupo de músculos por vez, os exercícios de pilates conseguem fortalecer pernas, braços, costas e ombros com um único tipo de movimento.
Isso é incrível, só quem já fez ou faz aulas de pilates sabe o quão intenso e desafiador são os exercícios.

7- Desenvolve a Consciência Corporal

pilates-é-bom

Por falta de conhecimento, nós não sabemos do que o nosso próprio corpo é capaz e não conhecemos os seus limites. No pilates essa realidade é modificada aos poucos, pois sentimos exatamente quais partes do corpo estão sendo trabalhadas. Ao se concentrar nessas partes, desenvolvemos uma sensibilidade incrível em relação ao corpo e tomamos consciência de como podemos ir muito além do que sempre acreditamos poder.

8- Aumenta a Auto estima e Diminui a Ansiedade

auto-estima-pilates

Como eu falei em um dos tópicos anteriores, a respiração consciente e completa é um dos principais pontos do pilates. Através da respiração e do centro de força percebemos que somos capazes de ampliar nossos limites (é realmente incrível), com isso ganhamos segurança para desenvolver habilidades que muitas vezes nem sonhávamos em realizar. Como por exemplo, ficar pendurada quase de ponta cabeça em um dos aparelhos era uma coisa que eu nunca imaginei que seria possível… Mas quando consegui me senti a mulher maravilha kkkk
Ou seja, resgatamos a certeza de que somos realmente feitos para a saúde, o bem-estar e a realização plena de todas as nossas potencialidades.

9- Para Todas as Idades

pilates-para-criança

Coloquei esse tópico como benefício, pois descobri recentemente que crianças podem fazer pilates e achei sensacional!
Além de todos os benefícios que os pequenos podem usufruir através da prática do pilates, tem um ponto interessante e importante que é a descarga das tensões, tanto físicas como psicológicas na atividade.
Através do pilates, as crianças vão passar a encarar o mundo com mais energia e felicidade. 

Não só as crianças, mas os idosos também podem pilatear! Claro que sempre com o auxílio de um fisioterapeuta, um profissional qualificado e especializado. Pois hoje em dia existem inúmeros studios de pilates espalhados pela cidade, mas é preciso ser exigente e pesquisar muito antes de se matricular.
Por isso, eu fiz questão de ser acompanhada por uma fisioterapeuta do OHpilates e super recomendo que você não se aventure por aí e procure também um studio confiável e especializado.

10- Pilates Emagrece?

pilates-emagrece

Também coloquei esse tópico como benefício, pois certamente você deve ter se perguntado se o pilates emagrece.
Bom, se o seu objetivo é apenas emagrecer, saiba que no caso do pilates, a perda de peso é apenas uma consequência. O Pilates pode sim te ajudar a eliminar, mas o objetivo da prática não é a queima de calorias, pois não é uma atividade cardiovascular.
O foco do Pilates está em tonificar a musculatura, deixando o corpo mais delineado. A produção de massa magra promovida pelo método estimula o metabolismo e pode acelerar o emagrecimento.

Se você quer usufruir de todos os benefícios do pilates e também deseja emagrecer, o mais recomendado é combinar a prática com uma alimentação balanceada e mais algum tipo de atividade aeróbica.

Importante: Nunca inicie qualquer tipo de atividade física sem antes buscar uma orientação médica. A mesma coisa serve para a alimentação… Antes de iniciar uma reeducação alimentar ou seja lá o for, procure um médico ou nutricionista, pois cada organismo reage de uma forma e cada um possui uma maneira diferente de conseguir eliminar peso sem perder saúde.

Ah, para quem é da Grande São Paulo, o studio OHpilates que citei algumas vezes no artigo, fica em Santo André- SP.

É isso ai, já escrevi demais por hoje… Espero que tudo o que você buscava em relação aos benefícios do pilates, você tenha encontrado aqui!
Mas se ficou com alguma dúvida e quer fazer alguma pergunta, deixe um comentário logo abaixo… Ficarei feliz em poder te ajudar.

Vou encerrar com uma frase que eu gosto e que me leva a refletir: “Cuide bem do seu corpo… Você mora nele.”

Beijinhos e até a próxima!

COMPARTILHE